terça-feira, 4 de julho de 2017

CORRIDA DE CANOA CAIÇARA FAZ UBATUBA REVIVER 60 ANOS DE TRADIÇÃO....




Mais uma Festa de São Pescador chegou ao fim em Ubatuba. No último dia do evento, no domingo (2), o destaque ficou por conta da corrida de canoas caiçaras e do show do grupo Negritude Junior.
A prova de canoas, no período da manhã, atraiu um grande púbico às imediações da Praia do Cruzeiro. Houve muitos campeões e campeãs (confira a lista completa no final do texto).


 
Aqueles que ficaram em último lugar em todas as categorias lamentaram. Entretanto, como ordena a tradição, eles tiveram que receber um “Biotônico Fontoura” para que tenham mais força e se preparem melhor para as competições que ainda estão por vir.

Corrida de canoas

A corrida de canoas tem por finalidade valorizar e manter viva a cultura caiçara, bem como a conduta de uma vida saudável através da modalidade esportiva.
Nas palavras do presidente da Associação dos Amigos e Remadores de Canoa Caiçara (AARCCA), Helbert Ramon, a competição tem muita importância cultural.
“Já faz parte da nossa história. A primeira corrida de canoa aqui em Ubatuba aconteceu em 1957. E esse ano é bem especial, porque já são 60 anos de tradição”, falou o remador.
A AARCCA promove o conhecimento da origem e história da canoa caiçara e sua utilização. Também executa ações que contribuem com o desenvolvimento cultural, histórico, social e econômico.


Presidente da FundArt entrega premiação (Foto: Paulo Zumbi)
Presidente da FundArt entrega premiação (Foto: Paulo Zumbi)

História
A primeira prova de canoas, chamada “Nossa Senhora das Dores” foi instituída em 1957 na Enseada do Itaguá. Idealizada pelo Profº Joaquim Lauro que, observando pescadores do cerco flutuante do Cedro remando lado a lado em duas canoas para chegar ao Itaguá, criou o que constitui hoje, uma das principais tradições locais.
As provas eram divididas nas mesmas categorias que as disputadas atualmente e a premiação era composta por utensílios de uso diário do pescador, como: lanternas, fio de pesca, par de botas, rádios entre outros.
Além do aspecto esportivo, a competição representa uma das principais manifestações culturais do caiçara ubatubense, atraindo um grande número de apreciadores durante sua realização.
Parceria
A festa é uma realização da Prefeitura Municipal de Ubatuba por meio da FundArt em parceria com a Paróquia Exaltação da Santa Cruz, Colônia de Pescadores Z10, Associação dos Amigos e Remadores da Canoa Caiçara – AARCCA e Fundo Social de Solidariedade. O patrocínio é do Governo do Estado de São Paulo através da Secretaria da Cultura e Companhia Municipal de Turismo – COMTUR.
Confira a lista de campeões e campeãs
Categoria 1 Remo Masculino
1º lugar – Nélio (Barra Seca)
2º lugar – Helbert (Barra Seca)
3º lugar – Edson (Ubatumirim)
Último lugar – Lucas (Barra Seca)

Categoria 2 Remos Masculino
1° lugar – Helbert e Ceará (Barra Seca e Ubatumirim)
2° lugar – Edinho e Santo (Almada)
3° lugar – André e Edinho (Almada e Ubatumirim)
Último lugar – Iury e Vitor (Taubaté)

Categoria 2 Remos Feminino
1° lugar – Daiana e Raquel (Fortaleza)
2° lugar – Liza e Renata (Barra Seca e Praia Grande)
3° lugar – Moara e Paulinha (Ressaca e Praia Vermelha do Centro)
Último lugar – Danúbia e Ló (Itaguá e Samambaia)

Categoria 2 Remos Infantil
1° lugar – Vitor e Lucas (Almada e Ubatumirim)
2° lugar – Wellington e Guilherme (Barra Seca e Camburí)
3° lugar – Kaique e Wesley (Ubatumirim e Camburí)

Categoria 3 Remos Masculino
1° lugar – Ceará, Edinho e Lucas (Ubatumirim)
2° lugar – Donizete, Domingos e Rodrigo (Fortaleza e Sete Fontes)
3° lugar – Andre, Edinho e Santo (Almada)
Último lugar – Joca, Dionísio e Lú (Perequê-Açú)


FONTE..............www.fundart.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comments system

Disqus Shortname