domingo, 30 de abril de 2017

Dicas de segurança, tênis e hidratação em corrida de montanha



A corrida de montanha oferece atrativos bem diferentes da corrida de rua, mas também requer alguns cuidados especiais. Trilhas e praias, por exemplo, geram diferentes estímulos no corpo do corredor, mesmo aquele já acostumado a correr nas ruas. Além disso, são muitas as dicas de segurança.



No dia 6 de maio, Ubatuba receberá uma das provas mais famosas de corrida de montanha, o Desafio 28 Praias. O evento tem 3,5 mil inscritos e reúne trechos com diferentes superfícies, como areia fofa, trilha fechada, estrada de terra e travessia de rio. O trecho em em asfalto é exceção.
O Desafio 28 Praias tem um percurso total de 42 km, que podem ser feitos solo, em dupla, trio, quarteto e quinteto. Já o trecho de 21 km é apenas solo.
Veja abaixo algumas dicas básicas específicas dessa prova e outras que são úteis para qualquer corrida de montanha:

Tênis de trilha: os modelos para trilha têm um solado especial com cravos e ranhuras que oferecem maior gripe para terrenos escorregadios, principalmente. A malha de cabedal também costuma ser mais impermeável. No Desafio 28 Praias, o tênis específico para trilha é recomendado, mas não imprescindível.

Mochila de hidratação: opte por modelos que ofereçam conforto acima de tudo, evitando materiais que causem muito atrito e irritação em áreas como pescoço e tronco. A organização da prova em Ubatuba fornecerá copos d’água nos postos de troca. Quem optar por usar a mochila, nesta prova um modelo pequeno é suficiente, já que pode ser reabestecido nos postos.

Meias de compressão e canelitos: na trilha, esses acessórios podem ser úteis para proteger as pernas e evitar arranhões e cortes em eventuais galhos, cercas, etc. Os efeitos fisiológicos ainda são controversos, mas a maioria dos especialistas recomenda que, usados esporadicamente, ambos diminuem o esforço dos músculos durante a corrida.



Temperatura: pesquise a previsão do tempo e escolha roupas adequadas para o clima do dia e para as especificidades da prova.

Proteção: é sempre recomendado o uso de protetor solar e repelentes contra insetos.

Segurança: fique atento à sinalização da prova. Os organizadores costumam indicar quais os caminhos corretos e seguros. Corre sempre prestando atenção nos eventuais desníveis e irregularidades do terreno. No Desafio 28 Praias, é obrigatório durante a corrida levar o apito fornecido no kit.

Praias: tente correr na faixa de areia mais batida e, se possível, evite correr em desnível.

Fones de ouvido: evite correr escutando música, já que isso dificulta a percepção da aproximação e eventual ultrapassagem de outros corredores. Se for usar os fones, a recomendação é que o utilize em apenas uma orelha.

Companheirismo: corredores de montanha têm a solidariedade durante as provas como uma marca, em geral. Ajude quem precisa e/ou avise os organizadores caso veja alguém em dificuldade.
E, além de tudo isso, aproveite o percurso. Diminuir o ritmo e até parar rapidamente para curtir a pisagem é algo comum na corrida de montanha.
 https://www.ativo.com/corrida-de-montanha/treinamento-corrida-de-montanha/desafio-28-praias-dicas-tenis-hidratacao/

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