domingo, 2 de abril de 2017

Associação de Pais do Espectro Autista de Ubatuba – APEAU – realizou na praia do Perequê-açú o 2º Aulão de Surf Azul

Da Redação 
 Para comemorar o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, celebrado no dia 02 de abril, a Associação de Pais do Espectro Autista de Ubatuba – APEAU – realizou na praia do Perequê-açú o 2º Aulão de Surf Azul, oferecendo aulas gratuitas para as crianças autistas da cidade, em parceria com a Secretaria de Esporte e Lazer de Ubatuba, através da Escolinha Municipal de Surf, que emprestou as pranchas e demais equipamentos.


 



IMG_7073

O evento aconteceu na manhã deste domingo e proporcionou muita diversão, esporte e sorrisos, tanto para crianças quanto para os familiares que acompanharam entusiasmados da areia. Para a vice-presidente da APEAU, Andreia Morais, que é mãe de um autista, o Pietro de 12 anos, o surf é o responsável por diversas melhoras na vida do garoto. “Meu filho participa da Escolinha de Surf há mais de dois anos e desde então teve muita melhora na coordenação motora e na concentração. Ele gosta muito e treina normalmente com as outras crianças. O surf é uma maravilha na nossa vida”, relatou Andreia, que desde bebê percebeu que seu filho apresentava um desenvolvimento diferenciado, mas somente aos sete anos de idade recebeu o diagnóstico de autismo. “Demorou-se muito para entender o que ele tinha. Se o diagnóstico tivesse vindo antes, ele teria se desenvolvido muito melhor”, alerta a mãe.IMG_7087
De acordo com o professor e coordenador de área da Escolinha de Surf, Guilherme Oliveira, o esporte é um grande meio de inclusão, que oferece ainda diversos estímulos às crianças. “Para eles o surf estimula principalmente o equilíbrio, a concentração e a socialização. Aprendemos muito com eles, a dar mais valor e a encarar a vida vendo o lado do ser humano, sem vaidade”, explicou Guilherme, que junto com os outros professores atuou como voluntário.
APEAU
IMG_7085Cerca de 16 famílias fazem parte da Associação de Pais do Espectro Autista de Ubatuba, criada em junho de 2016, com a finalidade de reunir familiares de autistas, para que eles possam trocar experiências e lutar por mais políticas públicas que garantam mais qualidade de vida aos autistas da cidade. Além dos pais, a Associação também conta com psiquiatra, psicóloga, assistente social e terapeuta ocupacional.



IMG_7125
Para Jéssica Nakayama, de 23 anos, terapeuta ocupacional e integrante da diretoria técnica da APEAU, o transtorno do espectro autista compromete o desenvolvimento das crianças, principalmente a interação social e a comunicação.


IMG_7137


 “O autista necessita de acompanhamento multiprofissional durante toda a vida e nosso objetivo é conseguir fazer com que a cidade tenha uma Clínica Escola para oferecer esses atendimentos especiais”, ressaltou a terapeuta, informando ainda que a associação está buscando fazer um levantamento do número de autistas no município, através de um cadastro no link: https://goo.gl/forms/anxJHFCfp9Oc7nyj1.
No Brasil, estimam-se dois milhões de autistas, no entanto, mais da metade ainda sem diagnóstico.







IMG_7123


Jornada na Câmara 


A Associação de Pais do Espectro Autista de Ubatuba realizará nesta quarta, quinta e sexta-feira, dias 05, 06 e 07 de abril, a I Jornada do Transtorno do Espectro Autista, das 18h às 20h, na Câmara Municipal.
O encontro contará com palestras e debates com diversos profissionais. “Este é um momento para chamarmos a atenção para a causa e refletirmos o que está sendo feito pelos autistas”, explicou Jéssica Nakayama, que aproveitou a oportunidade para convidar toda a população para participar da jornada. Não perca!




IMG_7130

FONTE..........http://portalcaicara.com.br/apeau-comemora-dia-do-autismo-com-aulao-de-surf-azul-em-ubatuba/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comments system

Disqus Shortname