quarta-feira, 13 de abril de 2016

Baú do longboard Amaro, um monstro




Augusto Saldanha abre o baú do longboard e resgata imagens da vitória de Amaro Matos no Brasileiro de 2000, em Itamambuca (SP).
O surfe brasileiro só tem a agradecer a esse surfista que dedica a sua vida ao esporte. Recentemente, Amaro Matos completou 50 anos de vida! Em plena forma, ainda participa das competições de pranchão. 






Além de exímio competidor, fez história tanto na pranchinha como no pranchão. Amaro também é empresário e tem a sua surf shop na praia do Tombo, (SP), local onde nasceu e aprendeu a surfar com os seus dois irmãos Neno e Paulo Matos, aos 11 anos.

Na pranchinha, foi profissional e conquistou o campeonato paulista de 1988.

No pranchão, fez bonito. Além de vários títulos locais, faturou o Paulista e o Brasileiro na mesma etapa em 2000. No exterior, fez parte do time que disputava os mundiais e foi campeão do famoso Biarritz Surf Festival, em 1999, um dos campeonatos mais tradicionais do longboard, na época.

Amaro foi meu contemporâneo nas competições. Lembro que na última etapa do Brasileiro de 2000, competimos uma das baterias das quartas-de-final. O mar estava pequeno, no máximo meio metro. Era uma bateria homem-a-homem. Comecei impondo o  meu ritmo e liderei até pouco menos dos cinco minutos finais. Marcação cerrada, e Amaro conseguiu a virada. Isso mostra bem como ele é um competidor de excelência. Para mim, o seu grande trunfo estava em saber competir bem.

No vídeo que ilustra esta matéria, vemos a final do Brasileiro de 2000, em Itamambuca, Ubatuba (SP). Uma disputa histórica entre Danilo Rodrigo e Amaro. Danilo veio como nova geração e Amaro defendendo o posto já conquistado. O nível das manobras foi de alto nível, do clássico, com vários hang-tens ao moderno com batidas e até aéreos... emoção pura. No fim do vídeo, podemos assistir a uma entrevista emocionada com o campeão.

Parabéns Amaro, pela sua bela carreira.

Como já escrevi em uma matéria anterior, estou abrindo o meu baú de vídeos, e essas e outras imagens históricas vocês podem assistir no meu canal no Youtube.
Augusto Cesar Saldanha tem o patrocínio da Fico.

FONTE....http://waves.terra.com.br/waves/longboard/videos/amaro-um-monstro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comments system

Disqus Shortname