quinta-feira, 31 de março de 2016

Comunidade japonesa vai revitalizar área e construir quadras de gateball na Estufa I







Uma área de lazer de 2.193 m² no bairro da Estufa I, que há anos estava sem manutenção pelo poder público, deve ser revitalizada pela Associação Nipo-Brasileira de Ubatuba (Anibra), que pretende instalar no local quadras de Guetoburo, ou Gateball. O esporte, praticado sobretudo por atletas da terceira idade, foi criado no Japão dois anos após o fim da Segunda Guerra Mundial e lembra um pouco o croquet irlandês.

 

A Câmara Municipal aprovou na terça (29) um projeto de autoria do prefeito Maurício Moromizato (PT) que concede o direito de real uso da área por 20 anos à Anibra. O terreno ao lado da Escola Estadual Sueli Aparecida Figueira dos Santos não será fechado aos moradores do bairro, e pode se tornar um importante ponto de convivência e intercâmbio cultural entre a comunidade japonesa e outras culturais locais.

A princípio, a Associação dos Moradores do bairro da Estufa (AME) havia questionado a interferência no espaço devido ao
fato de a comunidade local não ter sido consultada antes de o prefeito encaminhar o projeto para a Câmara. O adiamento da votação por uma semana permitiu, entretanto, a criação de uma oportunidade de diálogo entre essas duas comunidades, a do bairro e a dos japoneses e descendentes, que agora podem colaborar e se ajudar mutuamente.

"No começo quando ficamos sabendo dessa concessão, nós ficamos receosos de ceder essa área por um tempo tão grande", admite Vanusa Batista, presidente da associação. "Porém ouvindo, junto com a população (...) nós ficamos muito satisfeitos com o projeto" explica Vanusa.
A oportunidade de se ouvir e se falar ocorreu em um "terreno neutro", nem na sede de uma associação, nem de outra, mas numa sala da paróquia da Igreja Católica do bairro. "A comunidade acolheu a Anibra com todo o carinho que eles tem. Foi uma reunião bem familiar, bem amigável. Foi tudo esclarecido", relata contente o jovem Rafael Assai diretor de Esportes e Eventos da Anibra. "Estamos chegando para trabalhar", arremata.
O Gateball

O Gateball foi criado em 1947 por Eiji Suzuki e pode ser praticado por pessoas de todas as idades, desde crianças até anciãos. O esporte é um jogo de equipe que estimula habilidades e valores como trabalho coletivo, estratégia e paciência. O jogo tem hoje mais de 8 milhões de praticantes no mundo todo, sendo 6 milhões só no Japão.

Os jogadores precisam fazer as bolinhas de seu time e travessarem uma sequencia de pequenos gols (gueto) e acerte um pino com um sino no final do percurso. Para fazer isso, os dois times de cinco jogadores usam tacos parecidos com "marretas" de madeira. Os jogadores devem esperar a sua vez de jogar e podem usar a tacada também para atrapalhar a estratégia do time adversário.

FONTE............INFORMAR UBATUBA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comments system

Disqus Shortname