domingo, 17 de maio de 2015

De pai para filho: Ricardinho "coloca" Filipinho em onda nota 10 do campeã






Filipe Toledo levou à loucura as milhares de pessoas que lotaram neste domingo a areia do Postinho, na Barra da Tijuca. Mas dificilmente alguém que estava fora do mar sentiu algo tão forte quanto Ricardo Toledo, pai, técnico e empresário do surfista que conquistou o título do Rio Pro, a etapa brasileira do Circuito Mundial. Bicampeão brasileiro (1991 e 1995), ele viveu enormes emoções antes, durante e após a final em que Filipinho derrotou o australiano Bede Durbidge. Após o surfista deixar triunfante o mar, um abraço apertado, longo e muito emocionante entre pai e filho simbolizou a forte conexão que une duas pessoas cuja vida é dedica ao surfe. Foi Ricardinho quem, através de gestos, orientou Filipe a se posicionar no mar no ponto onde ele conseguiu pegar a onda que lhe rendeu a histórica nota 10 na final do Rio Pro contra o australiano Bede Durbidge. Assista ao vídeo acima com os melhores momentos do triunfo do brasileiro.






- Eu senti algo indescritível neste dia. Nos abraçamos bem forte depois que ele foi campeão, mas ainda vou abraçar o Filipe o dia todo, a hora toda e o tempo todo. Foi emocionante. Eu vi um mar de gente, devia ter pelo menos 100 mil pessoas na praia, torcendo e gritando muito para ajudar o meu filho. Todo mundo gritando que o Filipinho ia ser campeão. Foi um dia para nunca mais esquecer - comentou Ricardo. 
Ricardo Toledo e Filipe Toledo Rio Pro surfe (Foto: David Abramvezt)Filipinho e Ricardo Toledo dão um forte abraço pouco depois de o jovem vencer o Rio Pro (Foto: David Abramvezt)
Como as ondas estavam quebrando bem à esquerda da estrutura montada na areia para torcida, imprensa e convidados, Ricardo teve que correr na praia lotada para encontrar um lugar para orientar seu filho na água durante a final. Geralmente, a comunicação é feita por assobios, mas os gritos da torcida impediam que Filipe ouvisse as instruções. A solução encontrada, ao menos para ter uma boa visão do mar, foi subir em uma torre de filmagem. Foi de lá, ao lado do ator Paulinho Vilhena, que o patriarca dos Toledo virou um torcedor ilustre. Reconhecido pela galera, ele regeu coros e entrou na festa da massa após Filipinho liquidar a fatura com dois notões logo nos dez primeiros dos 35 minutos da final.
- Foi muito maneiro. A praia inteira na maior vibe junto comigo e ele encaixando todas as manobras. Eu não era mais técnico, manager e nem pai, eu era mais um torcedor. Consegui subir na torre para enxergar melhor e comemorei muito com todos.
Ricardo Toledo pai Filipe Toledo Rio Pro surfe (Foto: David Abramvezt)Ricardo Toledo e Paulinho Vilhena acompanham a final no alto de uma torre (Foto: David Abramvezt)
Dentro do mar, Filipinho demorou para visualizar o seu pai, mas ele acabou o encontrando. Apesar de não ouvir os assobios, ele enxergou algumas orientações do seu mentor. Uma delas, segundo o atleta, foi fundamental para que Filipe tirasse a nota 10 na decisão contra Bede Durbidge.
- Eu acabei vendo meu pai na torre, ele me orientou a ir no lugar certo no mar e consegui fazer a nota 10. A gente vem trabalhando junto desde que me conheço por surfista. Essa conexão nossa é muito boa e me ajuda muito - comentou o número 2 do ranking mundial.


A família Toledo pretende passar ao menos duas semanas no Brasil antes de retornar aos Estados Unidos, onde eles vivem em San Clemente, na Califórnia, desde o ano passado. O próximo compromisso de Filipinho pela elite do surfe é a etapa das Ilhas Fiji, entre os dias 7 e 19 de junho.  
Filipe Toledo e o pai Ricardo Toledo Rio Pro campeão surfe (Foto: Julia Pecci)Ricardo Toledo e Filipinho dão novo abraço após o surfista levantar o troféu no pódio do Rio Pro (Foto: Julia Pecci)

BATERIAS FINAIS DO RIO PRO
Semifinais

Filipe Toledo (BRA) 15,93 x 6,34 Italo Ferreira (BRA)
Bede Durbidge (AUS) 14,63 x 8,23 Matt Wilkinson (AUS)

Final

Filipe Toledo (BRA) 19,87 x 14,70 Bede Durbidge (AUS)


FONTE........http://globoesporte.globo.com/radicais/surfe/mundial-de-surfe/noticia/2015/05/de-pai-para-filho-ricardinho-coloca-filipinho-em-onda-nota-10-do-campeao.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comments system

Disqus Shortname