sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Associação Ubatubense de Futebol de Mesa completa 19 anos


 Exibindo gALERAAUFM_SEDEAUFM.jpg



Que adulto de hoje não jogou futebol de botão em sua juventude? Várias gerações “brincaram” no chão de casa ou na mesa de jantar com diversos tipos de botões, desde originais, retirados dos paletós dos pais, passando pelos feitos com tampas de relógio ou casca de coco de forma artesanal, até os botões industrializados dos anos 80 e 90.

Em nossa cidade, a AUFM – Associação Ubatubense de Futebol de Mesa – organiza treinos e competições oficiais de botão, e propicia ainda a participação de seus associados em torneios da Liga LitoVale (que abrange todo o Litoral Norte e o Vale do Paraíba) e da Federação Paulista. E os botonistas da AUFM costumam conquistar títulos quando jogam fora de Ubatuba, já tendo trazido para nossa cidade taças da Liga LitoVale e da Federação (inclusive um Campeonato Paulista por equipes Juvenil em 2010)!





Fundada em 28 de Outubro de 1995, a AUFM vem desde então expandindo a prática do “futmesa” em Ubatuba, de modo que atualmente possui mais de 30 associados em atividade e um calendário que oferece torneios internos e treinamentos de Fevereiro a Dezembro, além de participação em competições regionais e estaduais. São 19 anos de dedicação ao esporte das palhetas.

Aos interessados na prática desse esporte, a AUFM oferece duas modalidades de jogo com botões em acrílico ou em vidrilhas. Em ambas, os associados encontrarão competições em categorias diferenciadas, para que os iniciantes possam começar enfrentando adversários de nível técnico parecido. Os torneios com botões em acrílico seguem os moldes da Federação e são disputados em apenas um dia e os botonistas competem com seus próprios nomes. Já os torneios com vidrilhas são jogados de forma “temática”, imitando as competições de futebol (algumas durando vários meses) e os botonistas competem com os nomes dos clubes de futebol, como São Paulo, Corinthians, Flamengo, etc, além de poderem escalar suas equipes, dando nomes aos botões.

Venha você também conhecer os torneios da AUFM! Para saber mais sobre a entidade e entrar em contato com os botonistas da AUFM e participar dos torneios (que ocorrem às Segundas – das 20 às 22h – e Sábados – das 14 às 18h), visite o website da AUFM (www.futmesaubatuba.com.br). ( Texto Ralph Soléra)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comments system

Disqus Shortname