terça-feira, 18 de junho de 2013

Badminton de Ubatuba se classifica para final dos jogos escolares do Estado





Atletas do projeto de Badminton em Ubatuba garantiram vagas para a final do campeonato estadual da modalidade. O projeto que nasceu na Escola Municipal Tancredo, com iniciativa do professor Leonardo Scheffer, junto com a Secretaria de Educação e Prefeitura Municipal de Ubatuba, já começa a colher seus frutos após poucos meses de trabalho.

Neste dia 16 de junho, durante a 3º Seletiva Regional de Badminton, nos Jogos Escolares do Estado de São Paulo - Jeesp 2013, os jovens alunos que representaram Ubatuba e a EM Tancredo, garantiram ótimas colocações na competição. Toni Gomes conquistou o 1º lugar, Raissa Lopes e Felipe Motta conquistaram o 2º lugar, e Tabata Alves, que ficou com o 3º lugar, todos disputaram a categoria mirim individual e garantiram suas vagas para final do campeonato estadual, que acontecerá dia 10 de agosto na cidade de Lindoia.





Nesta etapa de Sorocaba, os alunos tiveram uma palavra de incentivo do ex-técnico da Seleção Brasileira de Badminton, e puderam conhecer e jogar com o atleta Luizinho, 2º no ranking brasileiro e possível representante do Brasil nas olimpíadas de 2016. Segundo o professor Leonardo, o retorno do projeto foi além das boas colocações que os alunos conquistaram, pois foi conquistada para cidade a realização da 5º Etapa Regional do Vale de Badminton, que já está confirmada para acontecer em 25 de Outubro em Ubatuba.

O projeto hoje atua com mais de 80 crianças, e acontece nos seguintes locais e horários. Escola Tancredo: sábados das 14:30 as 17:30 hs. Quadra da Escola Taba: segunda e sexta, 08:30 e 15:00 hs, terça e quinta as 20:30 hs. A equipe do Projeto Badminton recebe apoio da Secretaria de Educação, da Prefeitura Municipal de Ubatuba, Febasp, Vollo, Fatinha , Rei do Peixe, RS Contábil, Irmãos Camargo e Colegio MV.

Badminton

Foi na Índia que o Badminton nasceu, com o nome de Poona . Oficiais ingleses a serviço neste país gostaram do jogo e levaram-no para a Europa. O "poona" passou a se chamar Badminton quando, na década de 1870, uma nova versão do esporte foi jogada na propriedade de Badminton, pertencente ao Duque de Beaufort's, em Gloucestershire, Inglaterra.

Em 1934 foi fundada a Federação Internacional de Badminton (IBF), com nove membros: Canadá, Dinamarca, Escócia, França, Holanda, Inglaterra, Nova Zelândia e País de Gales. Sua sede se situa, logicamente, em Gloucestershire. Nos anos seguintes mais países se tornaram membros, especialmente após a estréia do esporte nas olimpíadas de Barcelona, em 1992. Hoje em dia, existem 130 países membros da IBF, e o número tende a crescer.

Existem, na atualidade, seis torneios principais promovidos pela IBF: Thomas Cup (campeonato mundial masculino de equipes), Uber Cup (campeonato mundial feminino de equipes), Sudirman Cup (equipes mistas), World Championship, World Juniors e World Grand Prix Finals.

Em 1995 o Badminton foi incluído nos XII Jogos Pan-Americanos de Mar del Plata, Argentina, e foi jogado novamente, em 1999, nos XIII Jogos Pan-Americanos em Winnipeg, Canadá. Depois disso, a modalidade se firmou no evento sendo esporte que conta medalhas até hoje. Inclusive, em 2007 nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro o Brasil conquistou sua primeira medalha na competição. O feito histórico para o Badminton brasileiro foi conseguido pelos atletas Guilherme Kumasaka e Guilherme Pardo que conquistaram medalha de bronze na categoria de dupla masculina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comments system

Disqus Shortname