terça-feira, 16 de abril de 2013

Filipe Toledo vence 1ª Etapa USPU Qualifying 2013








A União dos Surfistas Profissionais de Ubatuba (USPU) deu a largada para a disputa do Título no ano de 2013.

Nomes como Filipe Toledo (9º colocado no Ranking Mundial), Geovane Ferreira Top 5 Pro Junior (South America), Hizunome Bettero (Bi-Campeão Paulista), Saulo Junior (Campeão Paulista), Gustavo Henrique (Top Circuito Brasileiro), dentre outros, são alguns dos atletas que participaramnessa etapa.

A USPU é um treinamento técnico e tático, que visa condicionar os atletas para as competições do Circuito Mundial de Surf. O treinamento conta com árbitros Federados, que fornecem sua experiência nas competições, atuando como árbitros e técnicos, para ajudarem na evolução técnica e tática dos atletas Profissionais Ubatubenses. Com acompanhamento de mídia, o evento conta com material fotográfico e de vídeo, expondo a performance dos atletas, que são referência no esporte, em toda a mídia do surf mundial.



Com uma etapa de status "Qualify" (como se fosse o WQS, divisão de acesso), o evento contou com a participação de 24 atletas Profissionais e Pro Junior, locais de Ubatuba, que competiram na praia Vermelha do Centro, que apresentou ondas em torno de 0,5 metro e formação regular.

Os destaques do 1º Round foram Saulo Junior, que apresentou suas potentes manobras de backside para vencer a bateria 2, Tales Araújo, atleta da nova geração, que apresentou manobras inovadoras e progressivas para vencer o 4º confronto, Geovane Ferreira, que mostrou o power surf arrancando boas notas para vencer a bateria 5 e, Filipe Toledo, que deu um show aéreo para vencer a 6ª e ultima bateria desse round.

Tales, Saulinho, Filipinho e 2K, mantiveram as boas performances do Round 1, para vencerem as 4 baterias do Round 2 respectivamente. Destaque para Filipe, que arrancou uma nota 10, combinando rasgadas e aéreos até a areia, somando incríveis 18,5 pontos de 20 possíveis.

Hizunome Bettero, Tamae Bettero, Gustavo Henrique, e Artur Aguiar não se acharam nas baterias e acabaram deixando o evento no Round 2.
As Quartas de final foram decididas em baterias homem à homem, Philippe Chagas foi consistente e, com manobras linkadas venceu Tales Araujo, que caiu na finalização dos aéreos, no confronto da nova geração.

Lucas Santos competiu muito bem, encontrando uma direita, onde aplicou uma forte rasgada, finalizando com uma batida na junção para derrotar Saulo Junior, que caiu em manobras importantes.
Filipe Toledo mostrou o porquê de ser atualmente o 9º melhor surfista do mundo e, mesmo em uma bateria de poucas ondas, Filipinho aplicou novamente rabetadas e aéreos para derrotar Marco Aurelio, que não se achou na bateria.

Geovane Ferreira  surfou forte e aplicou um bom aéreo 180 reverse para derrotar Carlos André, que aplicou boas manobras de saída, mas aliviou nas finalizações, saindo do evento na 5ª colocação.

As semi-finais foram marcadas por atletas da nova geração do surf Ubatubense, que deram um verdadeiro show de surf. Lucas Santos aplicou aéreos e rabetadas para vencer Philippe Chagas, em uma bateria apertada, de poucas ondas.

Filipe Toledo mostrou que os aéreos estão no pé e, com uma consistência de acertos impressionante, derrotou Geovane Ferreira, que errou a leitura nas ondas que surfou, conquistando a 3ª colocação no evento.

A final reuniu os amigos de infância,Lucas Santos e Filipe Toledo, mas Filipinho deixou a amizade de lado na bateria e, arrepiou dentro d'água, acertando um excelente aéreo logo no início da bateria, arrancando 8 pontos dos juízes. Na seqüência, Filipinho mostrou que não é só os aéreos que fazem parte de seu repertório e, surfando com uma linha muito fluída, distribuiu rabetadas e rasgadas, marcando um 7,5 para sacramentar a vitória sobre Lucas Santos, que não conseguiu esboçar reação nessa bateria, conquistando o Vice-Campeonato na etapa.
Esse foi um ótimo resultado para Lucas, que está sem patrocínio, mas sempre mostra muita competitividade e talento. Lucas é Bi-Campeão Paulista Junior e, devido à falta de apoio, está limitado para competir nos eventos Pro-Junior e WQS. Devido à essa condição em que o atleta se encontra, Filipe Toledo, que ganhou uma prancha sob encomenda, patrocinada pela San Gabriel Surfoboards, Kona Blanks e laminada pela Psico Glass, doou sua premiação ao atleta Lucas Santos.

Esse é o objetivo da USPU, poder realmente auxiliar os atletas, para que eles tenham a oportunidade da desenvolver e aprimorar a sua carreira como atletas profissionais.


Staff:
Árbitros/Técnicos: Carlos Roberto - Everton Silva
Fotógrafos: Renato Leonardi - Renato Boulos - Bruna Pereira
Videomakers: Sandra Greghi - Fabio Jacob  - Jbrosvideo
Spotter: Cleber Santana
RESULTADO:

1º Filipe Toledo - 6.500 pts
2º Lucas Santos - 5.200 pts
3º Geovane Ferreira - 4.225 pts
3º Philippe Chagas - 4.225 pts
5º Tales Araujo - 3.320 pts
5º Saulo Junior - 3.320 pts
5º Marco Aurelio - 3.320 pts
5º Carlos Andre - 3.320 pts
9º Hizunome Bettero - 2.400 pts
9º Gustavo Henrique - 2.400 pts
9º Tamae Bettero - 2.400 pts
9º Artur Aguiar - 2.400 pts
13º David Silva - 1.850 pts
13º Fabio Leite - 1.850 pts
13º Cleiton Felix - 1.850 pts
13º Wesley Leite - 1.850 pts
13º Cristiano Rosario - 1.850 pts
13º Pedro Aguiar - 1.850 pts
19º Kadu Medeiros - 1.000 pts
19º Lucas Santin - 1.000 pts
19º Gabriel Adisaka - 1.000 pts
19º Raul Reis - 1.000 pts
19º Alexandre Costinha - 1.000 pts
19º Emerson Santos - 1.000 pts

Agradecimentos: San Gabriel Surfboards, Kona Blanks, Psico Glass, Quiosque do Wilson.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comments system

Disqus Shortname